sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O ASPECTO POSITIVO E CONSTRUTIVO DA IMAGINAÇÃO EM VYGOTSKY



...Ver a imaginación no un divertimiento caprichoso del cerebro, (...) sino como una función vitalmente necesaria
(Vygotsky)



O  Russo Lev Semyonovitch Vygotsky é atualmente um dos teóricos mais influentes na área da Educação e da Psicologia. Considerado o pai da Psicologia Histórico-Cultural, influenciou muitos outros teóricos e pesquisadores que continuaram a desenvolver estudos a partir das idéias que foram lançadas por ele, mas que devido a sua morte prematura, aos 38 anos de idade, não foram totalmente desenvolvidas (GOZÁLEZ REY, 2001).




Ele teve passagem por várias áreas do conhecimento, tais como o direito, a medicina, a educação, a arte  (especialmente a literatura e o teatro). Atuou como professor, filólogo, crítico literário e pesquisador, dentre outras atividades (COLE & SCRIBNER, 1989; LURIA, 1989; BRUNER, 1991).

Escreveu sobre muitos assuntos referentes ao ser humano, dentre eles, “a imaginação”.




Entende que a imaginação tem um aspecto positivo e construtivo. Ela é o princípio para a criação de todo o novo na vida cultural, e para a expansão dos conhecimentos. Ele escreve:


(...) La imaginación, como base de toda actividad creadora, se manifiesta por igual en todos los aspectos de la vida cultural posibilitando la creación artística, científica y técnica. En este sentido, absolutamente todo lo que nos rodea y ha sido creado por la mano del hombre, todo el mundo de la cultura, a diferencia del mundo de la naturaleza, todo ello es producto de la imaginación. (1990)



Em seu livro La imaginación y el arte en la infancia”, ele valoriza a imaginação como sendo uma atividade importantíssima da mente humana. Se refere a ela como uma “função vitalmente necessária” e de enorme complexidade.

Explica que há duas concepções distintas da imaginação.
Uma concepção vulgar (do senso comum) que entende por imaginação - o irreal, aquilo que não se ajusta à realidade e que portanto, necessita de um valor prático.
A outra, é a concepção científica que a Psicologia faz da imaginação, como uma atividade criadora e construtiva do cérebro humano.







No entender da psicologia histórico-cultural, nosso cérebro é dotado de duas atividades: uma atividade conservadora – a memória; e uma atividade combinatória, criativa, construtiva – a imaginação.

A imaginação utiliza-se da memória para suas construções, e “toda atividade humana que não se limita a reproduzir acontecimentos e impressões vividas, pertence a essa função criadora ou combinatória” operada pela imaginação.




Desse modo, é possível perceber que é essa atividade do cérebro que leva o homem a estar voltado para o futuro, sendo capaz de novas criações, construções e descobertas, proporcionando o seu desenvolvimento e o da sociedade.



Referências:

BRUNER, J. S. Introdução. In: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COLE, M. & SCRIBNER, S. Introdução. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GONZÁLEZ REY, F. Vygotsky: presencia y continuidad de su pensamiento. In: Ideasapiens, 2001. Disponível em: www.ideasapiens.com/autores/Vygotsky/ Acessado em 26/05/02.
LURIA, A. R. Nota Biográfica sobre L. S. Vygotsky. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. 2 ª ed. Madrid: Ediciones AKAL S. A , 1990.



Imagem de Vygotsky disponível em:

Demais imagens são obras de  Joan Miró


Flávia Diniz Roldão
Psicóloga, Pedagoga e Teóloga.

Psicoterapeuta individual, de casais e familias.
Trabalha com Arteterapia e desenvolvimento humano.
Contato: flaviaroldao@gmail.com