O tema da Psicologia Positiva é o bem estar, e seu objetivo é "aumentar o florescimento pelo aumento de emoção positiva, do engajamento, do sentido, dos relacionamentos positivos, e da realização" - afirma Martin Seligman (2011, p.23), psicólogo americano e um dos seus fundadores.
"Florescer" é o título de um dos recentes livros publicados por Seligman. Neste, o autor explicita a mudança de seu pensamento desde a publicação de outra obra sua intitulada "Felicidade Autêntica", que é também um outro livro instigante. Esta mudança, conforme podemos perceber, é natural, fruto das reflexões de um estudioso que está em pleno processo de produção acadêmica.
A linguagem utilizada em ambas é leve, atraente, e embora ambos sejam livros técnicos, são uma agradável leitura. O autor é envolvente na forma de encadear suas ideias e apresenta-las ao leitor. É uma obra de fácil compreensão que merece ser lida por pessoas que também não são da área da psicologia.
Conforme Scorsolini-Comin "o movimento batizado de Psicologia Positiva surgiu oficialmente nos Estados Unidos em 1997/1998, a partir da iniciativa de Seligman, que com outros pesquisadores, começou a desenvolver pesquisas quantitativas visando uma mudança de foco atual da Psicologia. A proposta é da modificação desse foco de uma reparação dos aspectos ruins da vida para a construção de qualidades positivas ou virtudes." (Seligman & Csikzentmihalyi apud Scorsolini-Comin 2012, p. 433).
Como dissemos anteriormente o tema da Psicologia Positiva é o bem estar. Bem estar, escreve Seligman, "é um construto" e não uma coisa real. Ele é formado por cinco elementos, estes sim, são mensuráveis, a saber: emoção positiva, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização. Nenhum elemento isoladamente o define, mas todos contribuem para o compor. Estes cinco são os pilares do bem estar, e "o que sustenta estes cinco pilares são as forças pessoais" (idem, p.36).
O bem estar pode ser modificado? - pergunta Seligman. E responde: "Se a Psicologia Positiva tem como objetivo produzir bem estar no planeta, o bem estar deve ser passível de ser produzido." (ibidem, p.42). E nos diversos livros de Psicologia Positiva, os psicólogos envolvidos neste movimento, descrevem diferentes estratégias a serem utilizadas para alcança-lo.
Em Florescer, Seligman ao falar sobre emoções negativas, afirma a importância das pessoas aprenderem a "funcionar bem, mesmo quando se está triste, ansioso ou bravo - em outras palavras, enfrentando-as". (ibidem p.62) e esclarece: "hoje podemos ensinar as competências do bem estar". (p.75). No livro, o autor conta sobre o primeiro programa de mestrado em Psicologia Positiva iniciado na Universidade da Pensilvânia em 2005. Defende que o bem estar deve ser ensinado nas escolas e relata experiências positivas que tem sido obtidas por estudiosos que vem desenvolvendo programas de bem estar para escolas e universidade sobre a sua supervisão (cita o Programa de Resiliência Penn, o Curso de Psicologia Positiva da Strath Haven, o projeto da Escola secundária de Geelong, o Programa de Aptidão Abrangente para Soldados americanos dentre outros) - (ibidem p.94). Aborda também o tema do crescimento pós-traumático, em resposta às pessoas que sofrem do Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), e encerra o livro falando da saúde positiva ou a biologia do otimismo.
Quanto à base que sustenta os cinco pilares que constroem o bem estar : as forças pessoais, Seligman entende que elas precisam ser conhecidas pelas pessoas, para serem utilizadas com mais frequência e encontradas mais e mais formas novas de utiliza-las. Indica que as pessoas possam responder ao questionário de forças pessoais, desenvolvido por Chris Peterson- professor da universidade de Michigan, com o intuito de descobrir as suas.
A Psicologia Positiva tem sido aplicada em vários campos diferentes, e atualmente existem vários estudiosos dedicando-se a explorá-la, estuda-la e realizar pesquisas científicas a partir de um olhar fundamentado nela. Tayyab Rashid criou a Psicoterapia Positiva para pacientes deprimidos em busca de tratamento no Departamento de Serviços Psicológicos e Aconselhamento da Universidade da Pensilvânia. Shelly Gable, professora de psicologia da Universidade da Califórnia, estudou a relação de casais a partir desta abordagem positiva. Bárbara Fredrickson investiga as emoções humanas sobre esta perspectiva, e escreveu um ótimo livro sobre a Positividade, já traduzido para a língua portuguesa pela editora Rocco.
Também uma outra obra de referência que pode ser consultada, já em linguagem bastante técnica abordando o assunto é "Psicologia Positiva" de Snyders & Lopes, publicado pela Artmed.
Ainda é possível encontrar em português o livro de Tal Bem-Shahar intitulado "Seja mais feliz".
E se você quiser ler uma parábola que combina com as idéias trazidas teoricamente por estes autores, vale a pena ver a primeira parte do livro de Gallagher & Ventura, "Sim na terra do Não".
Para uma introdução bem resumida e em linguagem muito simples, é possível a leitura da "Cartilha do Otimismo", publicada pela Wak editora.
Vários artigos técnicos podem também serem lidos on-line, dentre os quais, vale a pena destacar "Felicidade: uma revisão", "La Psicología Positiva em perspectiva" e "Psicología Positiva: uma nueva forma de entender la Psicología", cujas referencias podem ser encontradas ao final deste texto.
Para encerrar cito um trecho de Derrick Carpeter (apud Seligman, 2011, p.75) que traduz bem o clima que me envolveu enquanto profissional ao conhecer a Psicologia Positiva, e me levou a adotar algumas das estratégias trazidas por estes estudiosos ao meu trabalho em minha atuação enquanto psicóloga.
"Cheguei a uma encruzilhada onde só procurava abrigo por pouco tempo.
Mas ao pousar minha mala e tirar os sapatos,
Notei que esta encruzilhada era diferente de todas as outras que eu já tinha encontrado.
Nesse lugar o ar tinha um calor convidativo
e uma vibração permeava todas as coisas.
ao me apresentar aos viajantes ali,
Não sentia hesitação ou desânimo.
Em seus olhos eu via algo que não conseguia identificar
Mas me fazia sentir como se estivesse em casa.
Nesse lugar, juntos, nós partilhávamos e nos encorajávamos
e regozijávamos na ABUNDÂNCIA DA VIDA."
REFERÊNCIAS:
BAUER, S. Cartilha do Otimismo. Rio de Janeiro: Wak editora, 2013.
BEN-SHAHAR, T. Seja mais Feliz. São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2008.
FERRAZ, R. B; TAVARES, H e ZILBERMAN, M. L. Felicidade: uma revisão. In: Revista de Psiquiatria Clínica. v.34, n.5, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34n5/a05v34n5.pdf
FREDRICKSON, B.L; Positividade. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
GALLAGHER, Bj e VENTURA, S. Sim na terra do não: uma fábula sobre a superação do pessimismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
POSECK, B. V. Psicología Positiva: uma forma de entender la Psicología. In: Papéles del Psicólogo, v.27, n.1, 2006. Disponível em: http://www.cop.es/papeles . Acesso em out, 2012.
SCORSOLINI-COMIN, F. Por uma nova compreensão do conceito de bem estar: Martin Seligman e a Psicologia Positiva. In: Paidéia,v.22, n.53, set/dez, 2012.
SELIGMAN, M. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
_____. Felicidade Autêntica: usando a Psicologia Positiva para a realização permanente. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.
SNYDER, C.R. e LOPEZ, S.J. Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VÀZQUEZ, C. La Psicología Positiva em perspectiva. Papéles del Psicólogo, v.27, n.1, 2006. Disponível em: http://www.cop.es/papeles . Acesso em out, 2012.
Flávia Diniz Roldão
Psicóloga, Pedagoga e Teóloga.
Psicoterapeuta individual, de casais e familias.
Trabalha com Arteterapia e desenvolvimento humano.
Contato: flaviaroldao@gmail.com
Psicóloga, Pedagoga e Teóloga.
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